sexta-feira, 3 de junho de 2011

Riscar no tecido

    3.2 Riscar no Tecido: Os materiais usados nessa etapa são: peteca de pano, tinta, querosene e uma trena.

 Corta-se o tecido na medida da peça. Na mesa deve haver um pano para absorver o escesso de querosene. O tecido é colocado sobre esse pano e o papel vegetal sobre o tecido a ser riscado. Molha a peteca na mistura da tinta( pó de anil) com querosene e passa por toda a superfície riscada.


Onde está furado a tinta penetra, marcando o tecido com o risco a ser bordado.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Sávia
    Moro em Florianópolis e estou interessada na técnica de riscos para bordar. Você poderia informar que tinta é usada junto com a querosene e qual a proporção na mistura?

    ResponderExcluir
  3. Olá Denise,

    A tinta que usamos é a ultramar, ela fazia parte daquelas tintas usadas para colorir o cimento - que usam para calçadas.. enfim.. A empresa tirou essa tinta de linha e confesso que temos dificuldade de conseguir. Aqui em Fortaleza existe a Casa Pascoal Caliope que fica na Rua Cond'eu 525 que vende.
    Quanto a quantidade, não existe definição. se for usar só ocasionalmente, coloque uma quantidade pouca numa vasilha e cubra com o querosene, sem que fique querosene demais. Se a peteca para passar a tinta for nova, deve mergulhar na mistura, ela vai sugar o querosene e um pouco da tinta.. dai você coloca mais querosene e pode começar a trabalhar.
    Espero que tenha conseguido lhe ajudar.
    Abraços.
    Sávia

    ResponderExcluir
  4. Amei sua dica de como transferir os riscos já bordei bastante mas perdi as vontade problemas em casa.Sempre amei de paixão mas tinha vontade de saber a mistura.Quando abordei a senhora colocava anil cera líquida querosene e ureia só não sabia a quantidade.Olha vou te dizer o cheiro me dava dor de cabeça.Ela tomava trabalho pra tirar parece que fervia pra sair.Desculpe falar tanto assim.Por favor onde consigo alguns risco vou tentar voltar a fazer.Obrigada mesmo um abraço


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Também usei muito tempo o querosene. Experimente o silicone líquido, eu uso da silicone paulista. Não tem cheiro. Quanto aos riscos, tem muita coisa linda no Pinterest.
      Se quiser me acompanhar, estou no Instagram @savia_the.
      Espero ter ajudado.
      Boa sorte! Bjs💋💋

      Excluir