sexta-feira, 3 de junho de 2011

Riscar no tecido

03 Riscar o Tecido:
      3.1 Limpar o Risco: Antes de riscar diretamente no tecido, é necessário tirar do papel vegetal riscado e picotado o escesso do lápis. Molha-se uma peteca de pano, a mesma usada para riscar, com querosene, passa por toda a superfície riscada do papel vegetal e tira o escesso de querosene com um pano seco. Isso evita que o risco fique escuro por causa do grafite.

12 comentários:

  1. olá sávia parabéns o seu trabalho é maravilhoso eu tenho muita vontade de aprender faser o bordado rechilieu essa tecnica que vc usa do querosene e ´pó de anil como é eu não entendi muito bem valeu tchau

    ResponderExcluir
  2. Ianda.
    A técnica é simples e bem antiga. Houve uma época que se diluia a tinta com querosene e parafina, só que com o tempo a parafina entupia os furos feitos no risco e passamos a usar somente a tinta com o querosene. Essa tinta tem a mesma origem dos tabletes de anil que antigamente se usavam para dá um tom mais claro as roupas. Vem em forma de pó, que a gente coloca numa vasilha, molha com o querosene(com a água danificaria o papel vegetal.Faz-se uma "peteca" de algodão e envolvida no tecido e a usa para molhar na mistura da tinta com o querosene e passa sobre o risco. a tinta com a ajuda do querosene passará pelos furos marcando o desenho no tecido.
    Tomara que tenha conseguido esclarecer. Athé.

    ResponderExcluir
  3. muito obrigada minha querida pela boa vontade de esplicar vou faser bjos

    ResponderExcluir
  4. Presada Savia, paz e bem, gostaria de saber mais em detalhes sobre essa tecnica de como passar o risco para o tecido e principalmente a parte onde se perfura o papel vegetal, e tambem se possivel enviar riscos de richilieu pois moro no Paraná e tenho dificuldades de encontrar risco, grato pela atenção.
    Clovis Bernini, favor enviar a resposta ao meu e-mail clovisbernin@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, Alguns comentários caem no meu e-mail e me clareia as idéias. Eu atendi as tuas necessidades, pois as vezes não tem resposta aqui e eu havia respondido no e-mail. Caso não tenha respondido me aviso que terei o maior prazer em te ajudar.

      Excluir
    2. Eu trabalho com isso, e muito simlsim

      Excluir
  5. Ola oque eu coloco para dar cor no querosene?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evite o querosene. Usamos agora o silicone. A tinta é a ultramar.. Mais voce precisa se um produto conhecido como sal azedo pra retirar a tinta.

      Excluir
    2. olá silva eu fiz com a tinta de anil. mais na hora de tirar com o sal azedo não saiu oque eu faço pode mim ajudar

      Excluir
  6. Bm dia amei poder encontrar alguém que pudesse tirar minhas duvidas,uma como conseguir os riscos,outro qual a mistura que posso passar no risco pra transferir no tecido que será fácil pra sair desde já agradeço por tua atencao

    ResponderExcluir
  7. Olá, que bom que pude ajudar.
    Entre em contato com o meu Instagram @savia_the ou pelo whatsapp 85 996171675.
    Posso de dar o contato de onde comprei a tinta.
    Abraços.

    ResponderExcluir