domingo, 15 de maio de 2011

Do Bordado Branco ao Richelieu

No século XI, os bordados eram, em geral, branco bordado com branco, cheios e alguns com crivos. Com a invasão dos bordados orientais, principalmente da China, que utilizavam linhas de seda  coloridas, as bordadeiras da época buscaram alternativas para desbancar essa nova tendência e voltar a ganhar o mercado.

O bordado vazado passou a ser conhecido como a primeira renda bordada e ganhou força no século XVI, onde a técnica era usada, até então, apenas em peças de ornamentação das igrejas e em toucas das moças da época. Armand Jean Du Plessis, cardeal de Richelieu passou a usar o bordado vazado em suas vestimentas, sendo associado seu nome à técnica dos vazados.

O Artesanato na Minha Vida

Tive o previlégio de ser filha de artesã, portanto sempre esteve presente em minha vida e de fato aos 09 anos de idade começei a "ajudar" minha mãe em pequenas tarefas e com esse envolvimento veio a paixão pela criação, pelo desenho e as diversas etapas que envolvem a confecção de uma peça bordada.
Me dediquei a técnica do richelieu, talvez pela beleza estética  que os vazados possibilitam e depois pela história que envolve essa técnica. Mais isso conto depois.